Descrição
Os componentes químicos principais presentes na alcachofra são ácido fenólicos (até 2%), como ácido caféico, ácido clorogênico e cinarina; flavonóides (0,1 a 1%), óleos voláteis. A cinarina (ácido 1,5-dicafeilquínico) é o principal constituinte da planta, sendo responsável pelas atividades colagoga (aumento da produção da bile pelo fígado) e colerética (aumento da secreção biliar pela vesícula biliar) da droga. O amargor (cinaropicrina) aumenta a secreção gástrica e sua acidez.
INDICAÇÕES
É indicado nas afecções hepatobiliares e no aumento de uréia e colesterol; alivia os males gástricos e renais; coadjuvante nos regimes de emagrecimento; empregado também na hipertensão e hidropisia.
BENEFÍCIOS
- Promove a digestão e o metabolismo da gordura;
- Estimula a função hepática;
- Auxilia na digestão;
- Ajuda a manter os níveis de colesterol.
MODO DE USAR
Tomar 2 cápsulas após as refeições.
REAÇÕES ADVERSAS
A ocorrência de dermatite de contato alérgico foi relata para a Alcachofra, devido à presença de lactonas sescterpênicas como a cinaropicrina. Por essa razão, adverte-se que indivíduos com história de sensibilidade a outras plantas da família Asteraceae podem desenvolver reação alérgica a alcachofra. Na super dosagem pode ocorrer aumento da diurese e diarreia.
PRECAUÇÕES
Em caso de hipersensibilidade ao produto, descontinuar o uso.
INTERAÇÕES
A Alcachofra (extrato seco) pode ser associada com bétula, celidônia, genciana, alecrim e dente de leão para potencializar os efeitos colagogo e colerético. No tratamento de hipercolesterolemia e hepatopatias pode se combinar com cardo mariano, genciana, dente de leão e alecrim. O uso de diuréticos na presença de hipertensos ou cardiopatas, só deve ser feita sob orientação médica, devido a uma possível descompensação tensional e um efeito potencializador de cardiotônicos.
CONTRA INDICAÇÕES
É contra-indicada na obstrução dos ductos biliares e na lactância, por diminuir a secreção do leite, além de uma possível passagem para o leite de princípios amargos
Referências
As referências bibliográficas se encontram em nosso departamento técnico farmacêutico, baseada nas literaturas de nossos fornecedores.
Advertências
- Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.
- Consulte sempre um especialista.
- Evite a automedicação. O medicamento mesmo livre de obrigação de prescrição médica merece cuidado.
- Nunca compre medicamento/cosmético sem orientação de um profissional habilitado.
- Imagens meramente ilustrativas.
- Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
- Não use o produto com o prazo de validade vencido.
- Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o produto se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
- Todo medicamento/cosmético deve ser mantido fora do alcance das crianças.
- As indicações postas não se tratam de propaganda, e sim de descrição do produto.
- “SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO OU FARMACÊUTICO DEVERÁ SER CONSULTADO”
- As indicações dos produtos são baseadas no conhecimento científico do profissional farmacêutico e laudos de aquisição dos produtos junto aos fornecedores autorizados pela ANVISA.
Avaliações
Não há avaliações ainda.