Descrição
Comumente conhecido como Boldo do Chile, Boldo verdadeiro ou apenas boldo, é uma planta originária de regiões montanhosas do Chile. É uma espécie arbórea, pertencente à família Monimiaceae. Suas folhas são usadas na medicina popular para tratamento de problemas digestivos e hepáticos. Além do uso popular, preparações a base de boldo são descritas em vários textos farmacognósticos oficiais.
A boldina é o alcaloide majoritário encontrado tanto nas folhas como nas cascas do boldo, sendo a concentração nas folhas em torno de 0,14%, e nas cascas de até 6%. Os estudos farmacológicos encontrados, em sua maioria, descrevem as atividades observadas para este alcaloide.
INDICAÇÃO
Possui propriedades colagoga, antisséptica, sedativa e diurética, além de ser estimulante hepático e leve demulcente urinário. Indicado para distúrbios digestivos e hepatobiliares.
AÇÕES
É geralmente utilizado para doenças do fígado e vesícula biliar, bem como das perturbações digestivas daí resultantes; hepatites; colelitíase, disquinesia biliar.
Enxaquecas relacionadas com disfunção biliar. Como diurético e antiespasmódico nas cistites.
MODO DE USAR
Tomar 1 cápsula uma hora antes de cada refeição.
EFEITOS COLATERAIS E CONTRA-INDICAÇÕES
Doses excessivas podem provocar problemas renais, em virtude do óleo volátil presente na composição e deve ser evitada na presença de transtornos renais.
Gravidez e amamentação: a segurança durante a gestação ainda não foi comprovada. Tendo em vista a natureza irritante do óleo volátil, seu uso deve ser evitado nesse período.
Em caso de cálculos, usar apenas com acompanhamento médico.
Contra-indicado para pacientes com distúrbios do SNC, do sistema respiratório ou gestantes e lactantes.
INTERAÇÕES
A boldina causa inibição da agregação plaquetária decorrente da não formação do tromboxano A2, tanto em modelos animais como em amostras de sangue humano.
Pacientes que estão sob a terapia de anticoagulantes não devem ingerir concomitantemente medicamentos contendo Boldo pela ação aditiva à função antiplaquetária de anticoagulantes.
Referências
As referências bibliográficas se encontram em nosso departamento técnico farmacêutico, baseada nas literaturas de nossos fornecedores.
Advertências
- Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.
- Consulte sempre um especialista.
- Evite a automedicação. O medicamento mesmo livre de obrigação de prescrição médica merece cuidado.
- Nunca compre medicamento/cosmético sem orientação de um profissional habilitado.
- Imagens meramente ilustrativas.
- Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
- Não use o produto com o prazo de validade vencido.
- Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o produto se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
- Todo medicamento/cosmético deve ser mantido fora do alcance das crianças.
- As indicações postas não se tratam de propaganda, e sim de descrição do produto.
- “SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO OU FARMACÊUTICO DEVERÁ SER CONSULTADO”
- As indicações dos produtos são baseadas no conhecimento científico do profissional farmacêutico e laudos de aquisição dos produtos junto aos fornecedores autorizados pela ANVISA.
Avaliações
Não há avaliações ainda.