Descrição
INDICAÇÕES
Artrites, artroses, artrite reumatóide, periartrite de ombro, bursites, periartrites, tendinites e tendosinovites. Osteoartrites. Patologias dolorosas ou infl amatórias do aparelho osteomioarticular. Sacroileítes. Outras patologias inflamatórias: anexites, pulpites, flebites, mastites, alveolites.
PROPRIEDADES
A nimesulida (nitrofenoximetansulfonanilida) é um novo agente anti-inflamatório não-esteroidal (AINE) com atividade analgésica, que em diferentes estudos experimentais in vivo e in vitro mostrou equipotência farmacológica com fenilbutazona, ácido acetilsalicílico, indometacina e diflumidona. De modo semelhante a outros AINEs, bloqueia a enzima cicloxigenase, em função do que interfere na cascata biossintética das prostaglandinas, responsáveis pelo processo algoflogógeno. Além disto, a nimesulida atua sobre o centro termorregulador hipotalêmico no SNC e sobre os neurorreceptores algógenos e endorfinas mediadoras da dor.
MODO DE USAR
Tomar conforme orientação médica.
CONTRAINDICAÇÕES
Doença gastroduodenal ulcerativa ativa. Hemorragia digestiva. Hipersensibilidade ao princípio ativo. Insufi ciência hepática ou renal grave. Gravidez e lactação. Menores de 16 anos. Antecedentes de alergia ou asma por outros AINEs.
PRECAUÇÕES
Em pacientes sob esquemas posológicos prolongados deverão realizar-se controles hematológicos periódicos e provas de avaliação das funções hepática e renal.
REAÇÕES ADVERSAS
Ocasionalmente podem manifestar-se distúrbios gastrintestinais (dispepsia, epigastralgias, náuseas, vômitos), rash cutâneo, cefaléia, enjôos, prurido.
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS
Beta-bloqueadores: redução do efeito anti-hipertensivo. Ciclosporina: somação dos efeitos nefrotóxicos. Dispositivos intra-uterinos: há controvérsias sobre o risco de diminuição da efi cácia dos dispositivos intra-uterinos. Trombolíticos: aumento do risco de hemorragias. A nimesulida mostrou poder diminuir a biodisponibilidade oral da furosemida e deslocar o fenofibrato, o ácido salicílico e a tolbutamida de sua ligação a proteínas plasmáticas. Relatou-se uma possível interação entre a nimesulida e a varfarina com aumento do risco de sangramento. A associação entre nimesulida e orfenadrina pode aumentar ou prolongar os efeitos dos hipoglicemiantes orais, os anticoagulantes orais e os antiepilépticos. Além disto pode haver aumento das concentrações plasmáticas de lítio, metotrexato e probenecida. O uso concomitante de dextropropoxifeno e orfenadrina pode resultar em confusão, ansiedade e tremores.Em pacientes sob tratamento com antipsicóticos que apresentam efeito antimuscarínico, é provável que este último seja potencializado, razão pela qual se recomenda evitar esta combinação ou, caso não seja possível, controlar atentamente a aparição de efeitos indesejados.
Referências
As referências se encontram em nosso departamento técnico farmacêutico, baseada nas literaturas de nossos fornecedores.
Advertências
- Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.
- Consulte sempre um especialista.
- Evite a automedicação. O medicamento mesmo livre de obrigação de prescrição médica merece cuidado.
- Nunca compre medicamento/cosmético sem orientação de um profissional habilitado.
- Imagens meramente ilustrativas.
- Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
- Não use o produto com o prazo de validade vencido.
- Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o produto se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
- Todo medicamento/cosmético deve ser mantido fora do alcance das crianças.
- As indicações postas não se tratam de propaganda, e sim de descrição do produto.
- “SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO OU FARMACÊUTICO DEVERÁ SER CONSULTADO”
- As indicações dos produtos são baseadas no conhecimento científico do profissional farmacêutico e laudos de aquisição dos produtos junto aos fornecedores autorizados pela ANVISA.
Avaliações
Não há avaliações ainda.