Descrição
A vitamina A é uma vitamina lipossolúvel, essencial ao funcionamento da retina ( daí o nome “ retinóide”) por promover a formação dos pigmentos que tornam a visão noturna possível (ao combinar se com o pigmento opsina, formando a rodopsina). Também é fundamental para o crescimento e manutenção dos tecidos que revestem a superfície do corpo e para tornar o sistema imunológico mais ativo, melhorando a resistência às infecções. A absorção é eficaz na presença de gorduras, bile e sucos pancreáticos. Atua como potente antioxidante e neutralizante de radicais livres; possui efeito farmacodinâmico, no sentido de manter a pele em bom estado e favorecer seu metabolismo correto.
PROPRIEDADES/APLICAÇÕES
A vitamina A é essencial não somente para o desenvolvimento da pele, mas também para o crescimento e manutenção dos ossos, glândulas, dentes, unhas e cabelos, participando também da elaboração e regeneração de substâncias indispensáveis à fisiologia da visão. Na pele, a vitamina A desempenha um importante papel na regulação do crescimento das células epiteliais e manutenção da integridade das mesmas, sendo que parte do desenvolvimento da epiderme é controlado por essa vitamina.
INDICAÇÕES
- Prevenção e tratamento do déficit de vitamina A;
- Prevenção de doenças relacionadas com a visão;
- Auxilia no crescimento ósseo;
- Ajuda no desenvolvimento embrionário;
- Estimula a síntese de colágeno;
- Promove o aumento da elasticidade da pele;
MODO DE USAR
Tomar 1 cápsula ao dia.
REAÇÕES ADVERSAS
A ingestão de doses excessivas em períodos prolongados ou mesmo por dose única pode provocar toxicidade severa. Sinais de superdose aguda: sonolência, cefaleia severa, hemorragia gengival, visão dupla, irritabilidade severa, descamação da pele e vômitos severos. Sinais de superdose crônica: artralgias, ressecamento ou rachaduras da pele, febre, anorexia, alopecia, cansaço, vômitos, hipomenorréia e máculas amarelo-alaranjada nas plantas dos pés, nas palmas das mãos ou na pele ao redor do nariz e dos lábios. A toxicidade é lentamente reversível após suspensão do tratamento, mas pode persistir durante várias semanas.
PRECAUÇÕES
Durante a gestação deve-se administrar com cautela suplementos contendo vitamina A, devido ao risco de retardo no crescimento fetal e malformações no trato urinário.
INTERAÇÕES
Doses elevadas de hidróxido de alumínio podem precipitar os ácidos biliares no duodeno, diminuindo, desta forma, a absorção das vitaminas, sobretudo do retinol. Devem ser evitadas doses elevadas de retinol na vigência de anticoagulantes cumarínicos, para evitar a ocorrência de hipoprotrombinemia. A colestiramina, o óleo mineral e a neomicina administrados por via oral podem interferir na absorção do retinol. A administração simultânea de vitamina E pode facilitar sua absorção, armazenamento hepático e utilização do retinol.
CONTRA-INDICAÇÕES
Hipervitaminoses A deve ser levada em consideração a relação risco/benefício no caso de insuficiência renal crônica.
INCOMPATIBILIDADES
- Carbonato de cálcio – Redução da atividade ou inativação da vitamina.
- Carbonato de sódio – Redução da atividade ou inativação da vitamina.
Referências
As Referências Bibliográficas se encontram em nosso departamento técnico farmacêutico, baseadas nas literaturas e materiais de nossos fornecedores.
Advertências
- Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.
- Consulte sempre um especialista.
- Evite a automedicação. O medicamento mesmo livre de obrigação de prescrição médica merece cuidado.
- Nunca compre medicamento/cosmético sem orientação de um profissional habilitado.
- Imagens meramente ilustrativas.
- Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
- Não use o produto com o prazo de validade vencido.
- Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o produto se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
- Todo medicamento/cosmético deve ser mantido fora do alcance das crianças.
- As indicações postas não se tratam de propaganda, e sim de descrição do produto.
- “SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO OU FARMACÊUTICO DEVERÁ SER CONSULTADO”
- As indicações dos produtos são baseadas no conhecimento científico do profissional farmacêutico e laudos de aquisição dos produtos junto aos fornecedores autorizados pela ANVISA.
Avaliações
Não há avaliações ainda.